Livro do Mês: A mesa Voadora

O escolhido desse mês foi o livro A Mesa Voadora do escritor gaúcho Luis Fernando Veríssimo.


Por ser um dos meus autores favoritos, escolhi o Veríssimo para ser o dono da primeira resenha de livros aqui no blog. 

A Mesa Voadora junta 47 crônicas bem-humoradas com dicas de quem na cozinha só entra para abrir a geladeira, mas sabe comer. 

Comer é uma forma extrema de possuir o que queremos - seja o fígado ou a coragem do inimigo, quem sabe a carne da pessoa amada. Tudo isso no sentido figurado, claro. Afinal civilização é isso: a domesticação dos nossos apetites. Seja no ruidoso churrasco de domingo, no jantarzinho só-nós-dois-e-mais-ninguém, ou na defesa de nossas preferências num disputado buffet, este martírio da vida social moderna.
Você sabe do que Veríssimo está falando - é preciso resistir à tentação de botar os camarões
no bolso, mas decida-se por uma eficiente estratégia de ataque. Impossível o desprendimento, quando o assunto é comida: nosso passado de canibais nos persegue. "

Veríssimo nos leva para um final de uma tarde quente de verão, para uma conversa de simples amigos trocando histórias e para uma boa refeição. Aquelas leituras leves que quando você vê já tá no meio do livro e nem percebeu. 
Mas em hipótese alguma leia esse livro com fome ou sem a companhia de um lanchinho, ou então você pode se pegar imaginando o gostinho de uma gema de ovo quentinha e viscosa sobre o seu arroz e até coisa pior. 

Sempre em meio a brincadeiras, ele nos deixa com água na boca o livro inteirinho. 

Crônica: O come e não engorda 
Que seja em um restaurante da alta gastronomia francesa ou apenas um pastel de beira de estrada, conseguimos identificar a verdade nas palavras de Veríssimo, sabemos que já passamos por isso ou conhecemos muito bem o sentimento do autor. 

As crônicas causam altos e baixos como uma pequena lágrima de riso no final ou uma vontade imensa de comer costela marinada. 

O autor ainda consegue nos dar dicas de como se preparar para saborear a comida ainda quentinha de um buffet enquanto os não empreendedores ainda nem chegaram perto do tomate e de como ficar alerta pois a batalha ainda não está ganha: ainda falta a mesa de doces. 

O livro mesmo sendo muito leve acaba pesando em alguns pontos, por serem todos os contos sobre gastronomia. Se você não gostar de assuntos um tanto quanto repetitivos recomendo que leia uma crônica de cada vez, o que eu acho meio difícil levando em conta que quando se começa um livro do Veríssimo, não é possível parar até se deliciar com a última gota de escrita.  

Eu realmente adoro o autor então sou meio suspeita para falar mas recomendo muito os contos: O Buffet; O come e não engorda; e Ovo. 

Perfeito para se ler a qualquer momento, em uma fila de banco e até tomando um sol na praia. 

Ficha
Nome: A Mesa Voadora
Autor: Luis Fernando Veríssimo
Editora: Objetiva

Beijão e até a próxima. 

Share:

0 comentários